Resenha #021 – Farm Valley AgroInteligência [31/03/2023]

CENÁRIO INTERNACIONAL

O mercado internacional respira com certo alívio após declarações dos diretores dos Bancos Centrais dos Estados Unidos e da União Europeia, nem tanto pelo discurso, mas, principalmente, pela injeção de recursos nos pequenos bancos, sobretudo os americanos, embora ainda não se descarte medidas como um novo aumento no equivalente ao nosso Fundo Garantidor de Crédito para afiançar os depósitos. É consenso, entre ambos, que o sistema financeiro deve passar a ter uma regulamentação mais rígida, com o intuito de evitar que crises bancárias, como a vivenciada atualmente, não aconteçam novamente.

CENÁRIO NACIONAL

A ministra do planejamento, vem afirmando publicamente não gostar da ideia de mudanças nas metas de inflação, com o objetivo de cumprir os programas de campanha, uma vez que estas alterações podem trazer uma tolerância maior com a inflação, o que significaria uma queda do poder de compra das famílias agravando a situação já difícil, com preços disparados, virando uma bola de neve, como já vivido antigamente. Este filme já foi visto no passado e não interessa a ninguém assistir novamente. A conferir.

BOLETIM FOCUS: As projeções dos analistas, nesta semana, para o IPCA, em 2023, voltaram a cair enquanto avançaram para 2024. Para o PIB, as expectativas subiram para este ano e recuaram para o próximo, e, para a Taxa de Juros e para o Dólar, foram todas mantidas.

AGRONEGÓCIO

Com o arrefecimento da crise bancária mundial, bolsas e commodities voltaram a respirar e, após algumas semanas de quedas significativas, as negociações de commodities como soja, nas principais bolsas internacionais, reaqueceram e as cotações começaram a se recuperar, embora ainda de forma tímida.

Os destaques nas exportações deste 1o trim/23 foram a soja e o milho que, faltando ainda uma semana para o encerramento do período, já alcançaram 30 milhões de t. Na comparação com o último ano, entre janeiro e março foram exportadas 12,2 milhões de t.

A expectativa do mercado, nesta semana, é pela divulgação, pelo USDA, de dados sobre intenção de plantio para safra de 23/24, nos Estados Unidos, com projeções indicando um aumento nas áreas de soja, milho e trigo. A conferir.

MILHO: Segundo dados do USDA, as vendas de milho americano para a China seguem aquecidas. Entre a segunda e a terça feira dessa semana já foram exportadas mais de 200 mil t do cereal, o que vem pressionando as cotações na bolsa de Chicago e na B3, onde todos os vencimentos desse ano anotaram quedas, e, na maioria deles, acima de 3%.

SOJA: Com a crise internacional do sistema de bancos mais controlada refletindo no mercado das commodities agrícolas, como já mencionado acima, o complexo soja também contribuiu para dar uma certa sustentação nas cotações na bolsa de Chicago, exigindo uma certa atenção dos participantes desse mercado em relação a este movimento, que pode representar uma simples correção de preços e não necessariamente uma alta real de preços. A conferir.


Esta resenha foi elaborada pela CW Análises para uso exclusivo do destinatário, podendo, no entanto, ser reproduzido ou distribuído por este a qualquer pessoa desde que citada a fonte. É distribuída com o objetivo de prover informações e não representa, em nenhuma hipótese, uma oferta ou solicitação de compra e venda de qualquer instrumento financeiro ou serviço. As informações contidas nesta resenha são consideradas confiáveis na data na qual foi publicada. Entretanto, as informações aqui contidas não representam, por parte da CW Análises, garantia de exatidão ou julgamento sobre a qualidade das mesmas, e não devem ser consideradas como tal. As opiniões contidas aqui são baseadas em estimativas, estando, portanto, sujeitas a alterações.
Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Imprimir
Confira outras publicações